Responsável | Professor Ronilson Balbuena |
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HORÁRIO DE ATENDIMENTO
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MANHÃ | - | - | 07h-11h | - | - |
TARDE | 13h-17h | 13h-17h | 16h-20h | 13h-17h |
CONHEÇA A METDOLOGIA DE TRABALHO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
1. O que é Educação Especial? | A Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino, etapas e modalidades, realizando atendimento aos estudantes Público-Alvo do Atendimento Educacional Especializado (AEE), ou seja, aos estudantes com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação. |
2. Quem são os Estudantes Público-Alvo do Atendimento Educacional Especializado? | O Público-Alvo do Atendimento Educacional Especializado são estudantes com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação, e ainda Transtornos Funcionais Específicos, conforme segue: a. Estudantes com Deficiência: àqueles que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que em interação com diversas barreiras podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade. b. Transtornos Globais do Desenvolvimento: àqueles que apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Incluem-se nesse grupo alunos com autismo, síndromes do espectro do autismo e psicose infantil. c. Altas Habilidades/Superdotação: àqueles que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse. d. Transtornos Funcionais Específicos: dislexia, disortografia,disgrafia, discalculia, transtorno de atenção e hiperatividade, entre outros. |
3. Quais os princípios basilares da Educação Especial? | ❖ Assegurar a inclusão no ensino regular das e dos estudantes com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação; ❖ Reconhecer que cada estudante é único e com necessidades específicas de aprendizagem, dispondo de uma educação especial personalizada e adaptada para atender às necessidades individuais, por meio de planos educacionais individualizados (PEI) e estratégias de ensino diferenciadas; ❖ Preconizar que estudantes com necessidades especiais acessem recursos, materiais e ambientes educacionais que os apoiem em seu aprendizado; ❖ Enfatizar a importância da colaboração entre professores, pais, equipe multidisciplinar e outros especialistas para garantir o desenvolvimento integral dos estudantes com necessidades especiais; ❖ Reconhecer e valorizar a diversidade dos estudantes, incluindo suas capacidades, culturas, línguas e backgrounds familiares. |
4. Quais as atribuições do Professor de Educação Especial no IFMT? | ❖ Desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas de sua formação, nos diversos níveis (Técnico Integrado ao Ensino Médio, Técnico Subsequente, Educação de jovens e Adultos, Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado) e modalidades de ensino (Presencial, Semipresencial ou EaD) do IFMT; ❖ Ofertar assistência e participar de atividade de comissões e projetos na própria instituição, além daquelas previstas na legislação vigente; ❖ Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos e estratégias de acessibilidade, considerando as necessidades específicas dos estudantes que constituem o público da Educação Especial e tem direito ao Atendimento Educacional Especializado (AEE); ❖ Elaborar, executar e avaliar o Plano de AEE, por meio da identificação de habilidades, dificuldades e especificidades; ❖ Estabelecer cronograma e carga horária de AEE, individual ou em grupos, conforme as necessidades e possibilidades de cada estudante; ❖ Planejar e solicitar ao Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) e aos docentes dos componentes curriculares, materiais pedagógicos acessíveis e recursos de apoio necessários à participação e aprendizagem dos estudantes; ❖ Acompanhar, avaliar e orientar sobre a adequação e o uso dos materiais e recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo estudante ou as flexibilizações curriculares realizadas, em parceria com os demais profissionais da equipe do NAPNE e os docentes dos componentes curriculares; ❖ Orientar os demais servidores, estudantes e responsáveis sobre a utilização dos recursos pedagógicos e de acessibilidade sobre as adaptações necessárias; ❖ Orientar os professores das disciplinas e técnicos administrativos quanto aos registros de acompanhamento dos estudantes e à documentação específica; ❖ Ministrar aulas em componente curricular da sua área de formação; ❖ Participar de comissões, conselhos de classe, colegiados, reuniões; ❖ Auxiliar nas atividades de estágio curricular e Trabalho de conclusão de curso; ❖ Garantir ferramentas de auxílio aos estudantes com altas habilidades/superdotação; ❖ Desempenhar outras atividades correlatas ou definidas institucionalmente ou pela legislação, em relação ao AEE; ❖ Atuar na oferta do Atendimento Educacional Especializado nas formas de complementação e suplementação ao ensino na formação dos estudantes da educação especial do IFMT; ❖ Desenvolver serviço de Ensino Colaborativo/coensino através da oferta de trabalho compartilhado entre os professores das diferentes disciplinas e do AEE, assumindo a corresponsabilidade do processo ensino aprendizagem; ❖ Construir juntamente aos demais profissionais da educação possibilidades de promoção ao estudante através da Flexibilização Curricular; ❖ Atuar na formação de docentes para atender Atendimento Educacional Especializado no âmbito do IFMT. |
5. Qual a importância de um Professor de Educação Especial no IFMT? |
❖ Atuar de forma articulada com o ensino regular, complementando ou suplementando o processo de ensino aprendizagem; ❖ Contribuir para a promoção da inclusão educacional, garantindo que todos estudantes, independentemente de suas capacidades, tenham acesso a uma educação de qualidade; ❖ Defender os direitos dos estudantes com necessidades especiais, garantindo que recebam o suporte necessário para maximizar seu potencial educacional; ❖ Adaptar estratégias de ensino e aprendizagem para atender às diversas necessidades de aprendizagem dos estudantes,garantindo que todos possam aprender de maneira significativa e eficaz. ❖ Colaborar na criação e implementação de Planos Educacionais Individualizados (PEI), que são fundamentais para garantir que cada aluno receba o suporte necessário para atingir seus objetivos educacionais; ❖ Oferecer suporte não apenas aos estudantes, mas também às suas famílias, orientando-os sobre como melhor apoiar o desenvolvimento educacional e emocional de seus filhos; ❖ Contribuir para a formação contínua de outros professores e profissionais da educação, compartilhando conhecimentos e práticas que beneficiam todos os estudantes em ambientes inclusivos. |
Documento Norteador BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial (SEESP). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. |
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