início do conteúdo

Educação Especial

Responsável Professor Ronilson Balbuena
Telefone 65 9 9941 7489
Email ronilson.balbuena@ifmt.edu.br

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

  SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA
MANHÃ - - 07h-11h - -
TARDE 13h-17h 13h-17h 16h-20h 13h-17h  

CONHEÇA A METDOLOGIA DE TRABALHO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

   
1. O que é Educação Especial? A Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino, etapas e modalidades, realizando atendimento aos estudantes Público-Alvo do Atendimento Educacional Especializado (AEE), ou seja, aos estudantes com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação.
2. Quem são os Estudantes Público-Alvo do Atendimento Educacional Especializado? O Público-Alvo do Atendimento Educacional Especializado são estudantes com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação, e ainda Transtornos Funcionais Específicos, conforme segue:

a. Estudantes com Deficiência: àqueles que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que em interação com diversas barreiras podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade.

b. Transtornos Globais do Desenvolvimento: àqueles que apresentam alterações qualitativas das interações sociais
recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Incluem-se nesse
grupo alunos com autismo, síndromes do espectro do autismo e psicose infantil.

c. Altas Habilidades/Superdotação: àqueles que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.

d. Transtornos Funcionais Específicos: dislexia, disortografia,disgrafia, discalculia, transtorno de atenção e hiperatividade, entre outros.
3. Quais os princípios basilares da Educação Especial? ❖ Assegurar a inclusão no ensino regular das e dos estudantes com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação;
❖ Reconhecer que cada estudante é único e com necessidades específicas de aprendizagem, dispondo de uma educação especial personalizada e adaptada para atender às necessidades individuais, por meio de planos educacionais individualizados (PEI) e estratégias de ensino diferenciadas;
❖ Preconizar que estudantes com necessidades especiais acessem recursos, materiais e ambientes educacionais que os apoiem em seu aprendizado;
❖ Enfatizar a importância da colaboração entre professores, pais, equipe multidisciplinar e outros especialistas para garantir o desenvolvimento integral dos estudantes com necessidades especiais;
❖ Reconhecer e valorizar a diversidade dos estudantes, incluindo suas capacidades, culturas, línguas e backgrounds familiares.
4. Quais as atribuições do Professor de Educação Especial no IFMT? ❖ Desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas de sua formação, nos diversos níveis (Técnico Integrado ao Ensino Médio, Técnico Subsequente, Educação de jovens e Adultos, Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado) e modalidades de ensino (Presencial, Semipresencial ou EaD) do IFMT;
❖ Ofertar assistência e participar de atividade de comissões e projetos na própria instituição, além daquelas previstas na legislação vigente;
❖ Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos e estratégias de acessibilidade, considerando as necessidades específicas dos estudantes que constituem o público da Educação Especial e tem direito ao Atendimento Educacional Especializado (AEE);
❖ Elaborar, executar e avaliar o Plano de AEE, por meio da identificação de habilidades, dificuldades e especificidades;
❖ Estabelecer cronograma e carga horária de AEE, individual ou em grupos, conforme as necessidades e possibilidades de cada estudante;
❖ Planejar e solicitar ao Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) e aos docentes dos
componentes curriculares, materiais pedagógicos acessíveis e recursos de apoio necessários à participação e aprendizagem dos estudantes;
❖ Acompanhar, avaliar e orientar sobre a adequação e o uso dos materiais e recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo estudante ou as flexibilizações curriculares realizadas, em parceria com os demais profissionais da equipe do NAPNE e os docentes dos componentes curriculares;
❖ Orientar os demais servidores, estudantes e responsáveis sobre a utilização dos recursos pedagógicos e de acessibilidade sobre as adaptações necessárias;
❖ Orientar os professores das disciplinas e técnicos administrativos quanto aos registros de acompanhamento dos estudantes e à documentação específica;
❖ Ministrar aulas em componente curricular da sua área de formação;
❖ Participar de comissões, conselhos de classe, colegiados, reuniões;
❖ Auxiliar nas atividades de estágio curricular e Trabalho de conclusão de curso;
❖ Garantir ferramentas de auxílio aos estudantes com altas habilidades/superdotação;
❖ Desempenhar outras atividades correlatas ou definidas institucionalmente ou pela legislação, em relação ao AEE;
❖ Atuar na oferta do Atendimento Educacional Especializado nas formas de complementação e suplementação ao ensino na formação dos estudantes da educação especial do IFMT;
❖ Desenvolver serviço de Ensino Colaborativo/coensino através da oferta de trabalho compartilhado entre os professores das diferentes disciplinas e do AEE, assumindo a corresponsabilidade do processo ensino aprendizagem;
❖ Construir juntamente aos demais profissionais da educação possibilidades de promoção ao estudante através da Flexibilização Curricular;
❖ Atuar na formação de docentes para atender Atendimento Educacional Especializado no âmbito do IFMT.
5. Qual a importância de um Professor de Educação Especial no
IFMT?
❖ Atuar de forma articulada com o ensino regular, complementando ou suplementando o processo de ensino aprendizagem;
❖ Contribuir para a promoção da inclusão educacional, garantindo que todos estudantes, independentemente de suas capacidades, tenham acesso a uma educação de qualidade;
❖ Defender os direitos dos estudantes com necessidades especiais, garantindo que recebam o suporte necessário para maximizar seu potencial educacional;
❖ Adaptar estratégias de ensino e aprendizagem para atender às diversas necessidades de aprendizagem dos estudantes,garantindo que todos possam aprender de maneira significativa e eficaz.
❖ Colaborar na criação e implementação de Planos Educacionais Individualizados (PEI), que são fundamentais para garantir que cada aluno receba o suporte necessário para atingir seus objetivos educacionais;
❖ Oferecer suporte não apenas aos estudantes, mas também às suas famílias, orientando-os sobre como melhor apoiar o desenvolvimento educacional e emocional de seus filhos;
❖ Contribuir para a formação contínua de outros professores e profissionais da educação, compartilhando conhecimentos e práticas que beneficiam todos os estudantes em ambientes inclusivos.
  Documento Norteador
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial
(SEESP). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da
Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
   

 

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva

Rua Profa. Zulmira Canavarros, 95 - CEP: 78005-200

Telefone: (65) 3318-1403

Cuiabá/MT